Lembrando que variável têm esse nome exatamente porque podemos mudar seu valor durante a execução do programa.
Já as constantes são dados gravados em memória que não podemos alterar seu valor durante a execução do programa.
Então podermos reduzir números grandes ou dados sem muito significado em algo simples, fácil de usar e relembrar. Um exemplo é o valor de PI que ninguém vai ficar lembrando que é 3.14159265358979323846.
Para declarar uma constante, usamos a sintaxe: #define [nome da constante] [valor]
O bom costume diz que é para se declarar uma constante em MAIÚSCULO. Assim fica até mais fácil de você identificar uma(constante) no meio do código.
Repare que não é usado ponto e vírgula no final da declaração.
Dicas:O cálculo da área do círculo é o raio² × pi.O comprimento é medido em 2 × raio × pi. E o raio é a distância entre a borda do círculo e seu centro.
#include <stdio.h>
/* Define o valor de pi em uma consoante */
#define M_PI 3.14159265358979323846
int main()
{
float raio, perimetro, area; /* Declara as variaveis a serem usadas como float */
printf("Digite o raio de um circulo: "); /* Exibe na tela uma mensagem para o usuário digitar o raio de um circulo */
scanf("%f", &raio); /* Atribui o valor do raio digitado na variavel raio */
area = M_PI * pow(raio,2); /* Efetua o calculo da área que é PI * raio ao quadrado */
perimetro = 2 * M_PI * raio; /* Efetua o calculo do perimetro que é 2 * PI * raio */
printf("A area do circulo e: %.2f\n", area); /* Exibe na tela o valor da variavel da area que foi atribuido no calculo acima */
printf("O perimetro do circulo e: %.2f\n", perimetro); /* Exibe na tela o valor da variavel do perimetro que foi atribuido no calculo acima */
return (0);
}
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